Se você já possui uma operação de Dropshipping no Brasil, desenvolver uma operação de Dropshipping através dos EUA pode ser uma boa forma de aumentar o alcance do seu mercado, regularizar sua operação e aumentar sua lucratividade.

Ao mesmo tempo, se ainda não possui uma operação e está na fase de planejamento, você deve levar em consideração já iniciar sua operação de forma que possa crescer globalmente, mesmo que seu mercado inicial seja o Brasil.

Quer saber mais?!

5 Motivos para você passar a considerar fazer dropshipping através dos EUA

Sua concorrência é global…

O mercado mudou e seu concorrente está em todos os lugares do mundo. Com ferramentas como o EBANX, que permite que empresas estrangeiras vendam no Brasil e recebam de seus clientes em boleto bancário, as barreiras para que estrangeiros comecem uma operação no Brasil são pequenas, limitando-se ao idioma. Portanto, quanto mais relevante o mercado brasileiro for, mais atenção e investimentos recebrá de empresários estrangeiros.

… porém sua atuação também pode ser!

Por outro lado, você também pode ser global! Com a facilidade de abrir e administrar uma empresa nos EUA, por exemplo, você pode morar em qualquer lugar do mundo e ter uma operação rondando para qualquer país. Com o grande volume de ferramentas disponíveis, você pode vender para os Americanos em Dólares ou Europeus em Euros utilizando o Stripe, enquanto vende para o Brasil em Reais via Boleto Bancário pelo Ebanx, tudo de forma 100% online, integrada e legal.

Muitos empresários brasileiros têm optado por ter uma operação nos EUA para atender sua operação destinada ao mercado brasileiro e ao mesmo tempo fazer testes e começar uma expansão global.

O Brasil é, sem dúvidas, um grande mercado e cheio de oportunidades. Apesar do grande volume de compra dos brasileiros no Aliexpress, o país fica apenas em nono lugar na lista de maiores consumidores do site. Ou seja, há 8 mercados individuais muito maiores que o Brasil, e mercados continentais absurdamente grandes. Veja em uma tabela de comparação de tamanho de mercados (2017):

comparativo_mercado_brasil_eua_europa

Enquanto ao vender no Brasil você está atingindo aproximadamente 55 milhões de consumidores com um faturamente de $15 bi, ao estabelecer um dropshipping em inglês você tem potencial de atingir entre EUA e Europa mais de 500 milhões de consumidores em um mercado de 1 trilhão de dólares.

É simples? Não, mas tem muitos brasileiros já atuando nestes mercados. Ou seja, é possível!

Legalize sua operação

Um importante fator para dropshippers é ter a sua operação legalizada. No Brasil há diversas barreiras tributárias para que a operação ocorra 100% dentro da legalidade. E como legalizar o Dropshipping? Nos EUA o dropshipping é totalmente regularizado, fácil de controlar e você pode ter uma empresa americana morando no Brasil. Não há nada que te impeça de ter renda em outros países, desde que você declare-a no seu país de residência.

Com a ajuda de empresas especializadas em operações de ecommerce através dos EUA, como a Company Combo, você poderá ter total suporte para que sua operação ocorra dentro das leis americanas e brasileiras. Você perceberá que a legislação é muito simples de compreender e manter sua operação 100% legal é possível.

Pague imposto somente sobre seu lucro e tenha custos burocráticos justos

Enquanto no Brasil você paga impostos sobre sua receita bruta, nos EUA você irá pagar impostos somente sobre o lucro da empresa. Em uma operação de dropshipping, por exemplo, você irá descontar da sua receita os custos sobre os produtos comercializados, investimentos em marketing, despesas de logística e administrativa para chegar ao lucro tributável. Ou seja, você pagará impostos somente sobre o que realmente é sua renda, não sobre o valor da venda.

Você acha que manter uma operação global é muito cara? Bem, está enganado. O seu investimento médio inicial para abrir uma empresa nos EUA será de $1,000 mais o custo de uma viagem ao país para abertura da conta bancária. Mensalmente, seu investimento irá variar de acordo com o nível de suporte contratar, mas considerando seus investimentos com a contabilidade nos EUA mais um endereço virtual no país, terá um valor médio de $250. Considere investir anualmente mais $800-$1,200 para fazer suas renovações estaduais e preparação do seu imposto de renda.

Existem alguns benefícios adicionais à operação:

1. Como seu cartão será americano e nos EUA não há IOF, você não irá pagar os 6.38% que paga sobre as compras feitas no exterior utilizando seu cartão emitido no Brasil.

2. Você não estará sujeito à variações cambiais: vende-se em dólares, recebe-se em dólares.

3. Você pode remeter mensalmente somente o capital necessário ao Brasil para evitar pagar IOF e spread bancário sobre 100% da sua receita. Além disso, é possível utilizar o cartão de débito da sua conta americana em transações no Brasil!

Tenha acesso à fornecedores nos EUA

Você sabia que existem vários fornecedores de produtos para dropshipping que já possuem suas operações nos EUA? Ou seja, ao invés do produto ser enviado da China ele sairá de dentro dos Estados Unidos.

Quer saber mais? Veja o primeiro passo da lista abaixo!

5 Passos para Abrir uma Empresa de Dropshipping nos EUA

É muito importante ter cuidado ao iniciar uma operação, seja no Brasil ou nos EUA. Você deve buscar muita informação e o suporte de empresas especializadas.

Juntamos os 5 passos que consideramos importantes para você:

1) Assista à gravação de nossa live sobre Dropshipping nos EUA

Durante os 45 minutos da Live explicamos vários impostos importantes em relação ao Dropshipping, sobre como iniciar uma operação nos EUA e também algumas dicas de negócios.

2) Abertura de Empresa nos EUA

Se você entende que chegou o momento de abrir sua empresa nos EUA, é preciso entender alguns pontos importantes, que já abordamos em conteúdos anteriores.

Sugestão para ordem de leitura:

  1. Como estabelecer um ecommerce para o mundo através dos Estados Unidos
  2. Como abrir uma empresa nos EUA
  3. Qual é a diferença entre empresa LLC e CORP?
  4. Escolher por Flórida ou Delaware na hora de abrir uma empresa nos EUA?
  5. Impostos para empresas nos Estados Unidos
  6. Mudanças no Sales Tax nos Estados Unidos
  7. Assista os vídeos de nosso Canal no Youtube

Você sabia que o processo de abertura de uma empres anos EUA leva apenas 10-15 dias para os estrangeiros? Para quem mora no país e tem autorização para trabalhar, este prazo é reduzido para 2 ou 3 dias!

3) Abertura de Conta Bancária nos EUA

Após estar com sua empresa aberta será necessário abrir uma conta bancária. Infelizmente será difícil fazer este processo remoamente se você não possui SSN que é equivalente ao CPF americano. Portanto, considere uma visita aos EUA nos primeiros meses de operação. Estando no país, você terá facilidades na abertura da conta bancária.

Alguns empresários utilizam alternativas temporárias até que possam abrir suas contas nos EUA, como o www.payoneer.com e o www.transferwise.com.

4) Meios de Pagamento para o Dropshipping

O www.stripe.com é o principal meio de pagamento entre os sites de Dropshipping. Em conjunto, o Shopify Payments é também uma opção para os empresários que já possuem documentos de identificação nos EUA, como o ITIN.

Se você quer vender para o Brasil e a América Latina, não há opção melhor que o Ebanx, que permite que você venda para os países da América Latina em moeda local e receba nos EUA em Dólares! Ao comprar em seu site o cliente irá pagar um boleto bancário em Reais e você irá receber na sua conta dos EUA em Dólares! Esta é a ferramenta utilizada pelo Aliexpress, por exemplo.

As taxas de ambos serviços são extremamente competitivas e possui plugins integrados com Shopify e Woocommerce, as principais ferramentas para ecommerces de dropshipping.

5) O dia a dia da operação

Assim como qualquer empresa de qualquer lugar do mundo, operações de dropshipping também devem respeitar as leis locais e políticas de uso de processadores de pagamento, correios, etc.

Uma grade vantagem dos EUA versus o Brasil neste quesito é a facilidade de gestão de uma operação nos EUA, mesmo com os sócios administradores estando fora do país.

O Dropshipping nos EUA é 100% legal e, como listamos acima, os impostos são sempre baseados no lucro, não “no valor da nota fiscal emitida”. Em uma operação de Dropshipping, onde você tem vários custos espressivos como marketing, transporte e custo de aquisição do produto, poder pagar impostos somente sobre o lucro faz uma grande diferença.

Além disso os sistemas de gestão do processo de Dropshipping, como Shopify e Oberlo, funcionam de forma integrada emitindo toda a documentação exigida pela legislação americana. Da mesma forma as plataformas integram-se ao sistemas de transporte como USPS, UPS, Fedex ou DHL.

Você pode contratar empresas especializadas na contabilidade e impostos para ecommerce nos EUA e ter um suporte completo sobre a operação contábil da empresa, entendendo melhor como funciona o sistema tributário americano. Todo o gerenciamento da operação é feito de forma 100% online.

Quer conversar mais sobre a operaçõs nos EUA? Você pode agendar uma call com um de nossos consultores clicando aqui.

#beglobal