Cada vez mais brasileiros estão aproveitando as vantagens do mercado americano. Ao levar o e-commerce para os Estados Unidos, é possível aproveitar a valorização do dólar e evitar a instabilidade econômica do Brasil. Se você é empreendedor ou empresário e está pensando em expandir seus negócios, este artigo é para você!

Abrir uma empresa nos Estados Unidos é um processo rápido que pode ser feito totalmente online e a preços acessíveis. Em alguns dias, você completa todo o processo e está apto a começar sua operação internacional. 

Ao ter sua empresa norte-americana, você aproveita as vantagens de um mercado promissor, comercializa serviços ou produtos em dólar, a moeda mais usada do mundo, e ainda tem a segurança de não depender apenas da economia do seu país de origem.  

Como fazer a contabilidade nos EUA e controlar minha operação a distância? 

A legislação americana é muito mais simples do que a brasileira. Ainda assim, para empresários que estão começando a operar no país, uma dica é contar com empresas parceiras que cuidam do controle contábil do seu negócio e podem orientar sobre os melhores caminhos. Especialmente no período inicial da empresa, é importante ter profissionais apoiando suas decisões. 

Você pode se aprofundar sobre os impostos e entender melhor suas obrigações fiscais neste link.

Como levar os produtos do meu e-commerce para os Estados Unidos? 

Assim que o processo de abertura da sua empresa estiver completo, você estará apto a operar e também importar e exportar produtos, não só entre Brasil e Estados Unidos, como para todo o mundo.

Os impostos de importação para os Estados Unidos variam entre 0% e 37.5%, com a média sendo de 5.63%. Se você possuir o HTS code do produto, pode fazer a busca pela taxação neste link.

Alguns produtos exigem registro para serem importados para os Estados Unidos. O FDA (Food and Drug Administration) e o USDA (United States Department of Agriculture), regulamentam principalmente cosméticos, remédios, equipamentos médicos e alimentos.

Operação de fulfillment do seu e-commerce nos Estados Unidos 

Toda sua operação de fulfillment pode ser terceirizada por meio de empresas que operam no esquema de 3PL ou Third-party Logistics. Na prática, você envia seus produtos para os Estados Unidos, que são recebidos pela empresa responsável e armazenados no warehouse, ou depósito. 

Quando um pedido é feito por meio do seu site, ou marketplaces em que está presente, a empresa responsável recebe esse aviso, prepara e envia o produto ao seu cliente final. 

Enquanto isso, você acompanha todo o processo a distância, por meio do software de gestão, que fica integrado à sua ferramenta de venda; o processamento do pedido ocorre de forma automática, sem que você precise se preocupar. Ou seja, mesmo geograficamente distante, é possível ter total controle da sua operação.

FBA ou Fulfillment by Amazon

Para os vendedores que optarem por vender na Amazon, existe a opção de usar o serviço logístico oferecido pelo marketplace, o FBA ou Fulfillment by Amazon.  

Quem usa o FBA tem a vantagem competitiva de se tornar um vendedor Prime, ou seja, que entrega o produto em até dois úteis e com frete grátis. 

Nesse caso, ainda é preciso preparar os produtos de acordo com as especificações da Amazon para enviar ao warehouse do marketplace, serviço que pode ser executado por uma empresa parceira, responsável pela logística do seu e-commerce nos Estados Unidos. 

Dropshipping para seu e-commerce nos Estados Unidos

Levar o e-commerce para os Estados Unidos permite que você torne sua empresa cross-border e venda para o mundo todo. 

Ao expandir sua operação de dropshipping para os Estados Unidos, os recebimentos passam a ser em dólar e você pode enviar seus produtos para o mundo todo de maneira muito mais simples. Tudo isso, sem perder seus clientes brasileiros, que podem comprar os produtos normalmente e você recebe, por exemplo, por meio do EBANX ou outros meios de pagamento similares. 

Seu próprio Site

Existem muitas ferramentas para que você desenvolva seu próprio site. Uma delas é o Shopify, que oferece um pacote completo para você controlar toda sua venda online. 

Tem dúvidas sobre a ferramenta? Leia se o conteúdo Shopify é uma boa plataforma de venda nos Estados Unidos

Meios de Pagamento Online

Paypal, Stripe são opções populares para processamento de pagamento via cartão de crédito; já o EBANX permite que você venda para a América Latina em moeda local, aumentando seus mercados.

Competitividade

Se os Estados Unidos é o mercado número um para se estabelecer um e-commerce, naturalmente apresenta grande competitividade. 

Ao mesmo tempo em que mantém um volume considerável de crescimento da base de usuários de e-commerce, a participação do setor no varejo americano aumenta ano após ano. Entenda melhor o assunto neste blog post

Para saber mais sobre a abertura de empresa nos Estados Unidos, marque uma conversa gratuita com um dos nossos especialistas. Clique aqui!

5 Passos para Vender Online nos Estados Unidos