O Shopify é inegavelmente o destaque como plataforma de e-commerce e por isso, em conjunto com a ClearSale desenvolvemos um conteúdo especial para proteger a sua operação de fraudes.

Com as vendas da plataforma ultrapassando US$ 82 bilhões, o Shopify é uma opção de sucesso para mais de 600.000 empresas e este número continua crescendo.

Mas, por mais atraente que o Shopify seja para os merchants, também se torna cada vez mais atraente para os fraudadores que buscam aproveitar os negócios on-line.

Veja o que os merchants precisam saber para defender seus negócios do aumento do risco de fraude do Shopify.

Como o Shopify evita fraudes

Quando os merchants do Shopify recebem um pedido, a plataforma analisa automaticamente a transação em busca de indicadores de fraude e fornece recomendações de fraude (para planos selecionados do Shopify). Os merchants podem facilmente avaliar suas transações do Shopify por fraude seguindo estas três etapas diretas.

1. Visualizar a análise de fraude
Os merchants vão querer investigar qualquer pedido que eles acreditem ser fraudulento ou que o Shopify tenha sinalizado com um ponto de exclamação. Ao clicar no link Análise de Fraude em sua página de pedidos, os merchants podem analisar os indicadores de fraude de seus pedidos, que são marcados em três cores:

Os ícones verdes indicam que a informação marcada parece legítima.

Ícones vermelhos marcam informações de pedido que geralmente estão associadas a atividades fraudulentas.

Os ícones cinzentos sinalizam os dados que podem ser usados para avaliar a legitimidade de um pedido.

Indicadores de análise de fraude:

Fonte: Shopify

Os merchants devem lembrar que esses indicadores não calculam a probabilidade de um pedido ser fraudulento; em vez disso, eles simplesmente listam qual atividade fraudulenta legítima ou suspeita que o Shopify identificou durante sua análise de fraude.

2. Veja a recomendação de fraude
Os merchants que estiverem usando o Shopify Payments ou que estiverem no Plano do Shopify ou superior verão os indicadores de fraude e uma recomendação de fraude para cada um de seus pedidos.

Recomendação de Fraude:

captura-de-pantalla-2019-05-13-a-las-11-36-21
Fonte: Shopify

Essa recomendação classifica o risco de estorno do pedido como baixo, médio ou alto e, em seguida, sinaliza os pedidos de risco médio e alto na página Pedidos. Essas classificações fornecem aos merchants insights adicionais que podem ajudá-los a tomar suas decisões de transação.

Para desenvolver essas recomendações, o Shopify aplica algoritmos de aprendizado de máquina ao seu banco de dados histórico de transações em todas as lojas do Shopify e identifica tendências e padrões de fraude. Para ajudar a proteger os merchants contra ameaças emergentes, o Shopify atualiza continuamente esses algoritmos com base em novas informações de fraude e relatórios de merchants.

3. Analisar Recomendações de Aplicativos de Terceiros
Se um merchant estiver usando um aplicativo de fraude de terceiros, os indicadores de transação e as recomendações desse aplicativo serão exibidos na seção Análise de fraude.

Shopify e transações de alto risco
Às vezes, os pedidos de alto risco passam pela plataforma do Shopify e são aprovados. E, infelizmente, podem resultar em estornos dispendiosos. O Shopify espera evitar estes chargebacks com sua nova solução Shopify Fraud Protect (atualmente com apenas um lançamento limitado). Usando algoritmos avançados para analisar e identificar pedidos fraudulentos, o Fraud Protect marcará um pedido como “protegido” se detectar uma transação em risco. E se um estorno for arquivado nesse pedido protegido, o Shopify reembolsará o merchants pelo estorno e administrará todo o processo de disputa de estorno.

Mas até que essa solução esteja disponível para todos os merchants na plataforma, os merchants podem precisar de ajuda extra para evitar – ou vencer – disputas de estornos. É por isso que o Shopify agrupou os inúmeros códigos de motivo de estorno entre as redes de cartões nessas oito categorias e descreveu a documentação necessária para aumentar as chances de o merchant vencer disputas de cobrança retroativa.

1. Fraude
Os clientes arquivarão estornos de fraudes quando o cartão de crédito for perdido ou roubado e compras não autorizadas tiverem sido feitas.

Para fortalecer o seu caso de representação, os merchants devem apresentar comprovante de entrega, como uma assinatura em um formulário de entrega ou os detalhes de identificação do indivíduo que assinou a entrega. Se os merchants puderem demonstrar que o titular do cartão tem ou está usando a mercadoria em questão, essa evidência também deve ser enviada.

2. Compra Não Reconhecida
Se o cliente não reconhecer a transação em seu extrato de faturamento, ele poderá registrar uma disputa.

Os merchants podem evitar que esses estornos sejam bem-sucedidos garantindo que o descritivo da empresa exibido nos extratos do cartão seja claro e reconhecível para os clientes e que forneça uma prova da transação, incluindo confirmações de pedidos e comunicações por e-mail.

3. Compras Duplicadas
Quando um cliente é cobrado duas vezes pela mesma transação, ele pode optar por registrar um estorno em vez de ligar para o atendimento ao cliente para obter um reembolso.

Se os merchants perceberem que um cliente recebeu uma fatura dupla por uma compra, ele deverá reembolsar imediatamente uma das transações e notificar o cliente sobre o erro.

4. Assinaturas Recorrentes
Os clientes podem esquecer que se inscreveram para uma assinatura recorrente e não viram o aviso de lembrete (se o merchant enviou um) – ou podem pensar que cancelaram sua assinatura antes do próximo ciclo de faturamento.

Nesse cenário, evite completamente um estorno cancelando a assinatura imediatamente.

Mas os merchants que buscam a representação devem fornecer documentação de suas políticas de assinatura e cancelamento e comprovar que o cliente concordou com ambos. Os merchants também podem enviar provas de que os clientes usaram ou acessaram um produto depois de declarar que cancelaram sua assinatura.

5. Produto não recebido
Após alegar que não receberam os bens ou serviços solicitados e pagos, os clientes podem registrar um estorno na transação.

Embora os pacotes sejam ocasionalmente perdidos em trânsito, os merchants podem reforçar seu caso enviando números de rastreamento, endereços de entrega, comprovante de entrega (ou, no caso de produtos digitais, prova de que foram baixados ou acessados). Os merchants devem fornecer atualizações regulares de envio aos clientes, incluindo as datas estimadas de entrega.

6. Produto é inaceitável
O cliente afirma que o item chegou danificado ou com defeito ou o produto entregue não foi como descrito.

Para vencer esse tipo de disputa de estorno, os merchants devem demonstrar que as fotos e descrições on-line correspondem ao produto real e devem garantir que o produto seja embalado para minimizar o risco de danos no envio.

7. Crédito não emitido
O cliente arquiva um estorno porque ele devolveu o produto ou cancelou o pedido, mas o merchant não emitiu um crédito.

Se o cancelamento ou devolução estiver fora da política de devolução, reembolso ou troca do merchant, os merchants devem enviar uma cópia clara das políticas em sua documentação de representação.

8. Geral
Esta é a categoria geral para estornos que não se encaixam em nenhuma das outras categorias.

Para se defender com sucesso, os merchants devem pesquisar o código de motivo de estorno específico com o emissor do cartão de crédito.

Terceirize sua solução de prevenção contra fraudes
Mesmo com as ferramentas e o suporte disponíveis através do Shopify, os merchants devem monitorar de perto os indicadores de risco de suas transações e minimizar sua exposição à fraude. Muitos merchants acham que as soluções integradas ou os aplicativos de fraude gratuitos não são suficientes para proteger seus negócios contra fraudes do Shopify.

Então, quando você estiver pronto para uma solução abrangente que proteja os dados do cliente, evite que os fraudadores escapem das defesas do Shopify e protejam sua empresa 100% contra estornos caros, considere o ClearSale.

Com o Shopify o merchant precisa tomar ações com base nas recomendações do Shopify. Com a ClearSale você não terá ações adicionais, receberá apenas as respostas de cada pedido com: aprovado ou negado. Ou seja: o merchant não precisa entender de fraudes e muito menos monitorar alertas, pois a ClearSale combina inteligência artificial com analistas altamente treinados para oferecer uma das soluções mais abrangentes do mercado.

Com a solução da ClearSale, sempre que uma transação for autorizada por ela, você tem a garantia de receber o valor, mesmo que o consumidor solicite o chargeback. Ou seja, risco zero para sua operação.

A Company Combo possui uma parceria exclusiva com a ClearSale. Para saber mais, clique aqui.