Por que você deve ter uma empresa global?

O que você irá encontrar nesse artigo:

O sonho de empreender no mercado global já é uma realidade para milhares de brasileiros. Ao contrário do que muitos acreditam, expandir uma empresa e torná-la global é uma manobra possível para negócios nacionais.  

Pessoa gerenciando empresa global remotamente em laptop com globo em primeiro plano


Você já pensou em ter uma empresa global? Expandir seu negócio internacionalmente pode ser uma estratégia relevante e muito vantajosa. Diferentemente do que muitos acreditam, ter uma operação internacional não exige investimentos altíssimos. 

Hoje em dia, existem muitos facilitadores que permitem a internacionalização da sua empresa. Um deles é a facilidade de exportação de produtos para fora do país. Há alguns anos, para enviar mercadorias para os Estados Unidos, por exemplo, era necessário bancar o transporte de um volume alto de unidades; atualmente, já é possível enviar pequenas quantidades. 

A popularização do transporte aéreo viabilizou o processo. Anteriormente, quando o modal marítimo era mais utilizado, era necessário enviar um grande número de volumes via navio, por meio de containers, para que a viagem fosse viável financeiramente. 

Além disso, existem empresas que oferecem o serviço de business formation – ou abertura de empresa – fora do país e a custos acessíveis. Milhares de empresários já começaram a empreender internacionalmente e a colher os frutos que somente um negócio global pode trazer. 

Nesse conteúdo, vamos explicar como você pode dar o primeiro passo em direção a sua jornada internacional e quais são as vantagens de empreender fora do país. 

Por que ter uma empresa global? 

Explorar novos mercados e não ficar sujeito às flutuações do seu país são dois grandes motivos pelos quais você deve tornar sua empresa global. 

Atualmente, o Brasil vive em uma situação econômica desfavorável, o que desperta preocupações em toda a população. Com a chegada da pandemia do COVID-19, passamos a vivenciar um ambiente instável e que causa insegurança para os empresários, sejam pequenos empreendedores ou responsáveis por grandes corporações. 

Enquanto outros países, como os Estados Unidos, estão caminhando para superar a crise causada pelo vírus, o Brasil se destaca por ser a única grande economia com desaceleração do crescimento – dado divulgado em relatório feito pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

Outro dado que gera preocupação é a taxa de desemprego, que chegou a 14,7% no primeiro trimestre de 2021 e atinge 14,8 milhões de brasileiros. Segundo levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating, feito com base em projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil deve ficar em 14° no ranking mundial de países com os piores patamares de desocupação. Em 2020, o país ficou em 22° lugar. 

Paralelamente, os Estados Unidos apresentaram um crescimento na economia de 6,4%, graças à campanha de vacinação bem sucedida e o consequente retorno do consumo. 

Ao ter uma empresa global, você ganha a possibilidade de explorar mercados como o dos Estados Unidos, em rápida recuperação e conhecido por proporcionar grandes oportunidades. Além disso, você negocia em dólar, a moeda mais utilizada no mundo todo. 

Vale ainda lembrar que é possível implementar estratégias relevantes para sua empresa. Um exemplo disso é a marca de roupas de banho brasileira Marétoa, cliente Globalfy, que combate a sazonalidade dos seus produtos vendendo nos EUA, durante o verão americano. Isso permite que as vendas se mantenham em patamares elevados durante todo o ano. 

Eva Palatinsky, CEO da Globalfy, comenta: “a globalização possibilita que empresas atinjam diversos mercados. O seu concorrente pode estar em qualquer lugar do mundo, afinal, ele chega até o seu cliente por meio da internet. É por isso que é tão importante estar atualizado e entender o que acontece no mundo”.

Empreendedor falando em telefone

Como tornar sua empresa global 

Levar seu negócio para os Estados Unidos é um dos primeiros passos para tornar sua empresa global. Além de oferecer muitas oportunidades de expansão, existe a possibilidade de enviar seus produtos e serviços para outros países de maneira muito mais simples. 

Graças à forte logística do país, uma mercadoria atravessa o mundo rapidamente. As empresas americanas já nascem com o mindset de atingir o mercado de forma global. 

Pense, como exemplo prático, na marca de trajes de banho que citamos acima: se a empresa tem apenas um site em português vendendo seus produtos no Brasil, qual é a possibilidade de um consumidor na Europa encontrar seus produtos? É muito improvável que isso aconteça, concorda? 

No entanto, se você possui uma operação nos Estados Unidos, seu site será em inglês e cartões de crédito do mundo inteiro serão aceitos. Ou seja, a logística internacional é facilitada e sua empresa tem a possibilidade de fazer negócios globalmente. 

Para empresários da área de tecnologia, existe a grande vantagem de utilizar o inglês e o dólar, idioma e moeda globais, o que facilita a expansão dos negócios e traz novas oportunidades de crescimento para a empresa. 

Vantagens de empreender nos Estados Unidos 

Um grande diferencial de empreender no país é a tributação: o empresário só paga impostos sobre os lucros. Valores alocados para o desenvolvimento do negócio, como marketing e viagens, são descontados e a taxação ocorre apenas sobre os ganhos.

Considere também que você pode utilizar mão de obra do Brasil para várias tarefas administrativas e de marketing para reduzir seu custo operacional. Você venderá em dólares, mas terá custos em reais.

Ou seja, os gastos e também os impostos da sua empresa serão menores, o que também permite que você tenha vantagens competitivas com seu negócio e dedique tempo e recursos financeiros para a sua expansão. 

Em relação à declaração de impostos no Brasil, quando você tem uma empresa nos Estados Unidos: devido a Reciprocidade Tributária, só é paga a diferença entre as alíquotas. Se nos EUA sua alíquota é de 22% e no Brasil, 27,5%, você paga apenas a diferença entre elas, de 5,5%.  

Como funciona a logística terceirizada nos Estados Unidos?

Para viabilizar sua operação nos Estados Unidos será necessário contar com um processo logístico no país, conhecido também como 3PL ou Third-Party Logistics. 

Nesse modelo, você terceiriza sua operação logística, ou fulfillment, e tem uma empresa parceira no país responsável por armazenar seus produtos no warehouse, ou armazém, além de preparar e enviar suas mercadorias ao consumidor final. 

Para apoiar a operação, um software faz a integração entre todas as etapas do processo e permite que o empresário acompanhe os pedidos feitos em seu e-commerce, mesmo a distância.

Existem empresas que oferecem esse tipo de serviço com suporte em português e facilitam a jornada empreendedora de brasileiros, que não precisam ter inglês fluente para expandir seus negócios internacionalmente.

Empreendedores gerenciando empresa global


Abrir sua empresa global é um passo importante para expandir sua atuação e conquistar novos mercados. Com os planos da Globalfy, você pode abrir sua empresa nos EUA e começar a atuar globalmente agora mesmo.

Compartilhar artigo

Comments are closed.

Explorar
Outros conteúdos
Bandeiras dos Estados Unidos
Black Friday amricana
Paisagem do Vale do Silício, na Califórnia
globalfy_Logo_google_ok2
globalfy_Logo_Endeavor
globalfy_selectusa_logo
globalfy_university-of-central-florida-ucf-vector-logo-2022

Inscreva-se para fazer parte do nosso grupo exclusivo e confira Centro de conteúdoNotíciasTendências de negócios

Assine!

2024 Todos os direitos reservados © Globalfy, LLC


globalfy_ssl-secure

As informações oferecidas neste site não podem ser consideradas aconselhamento jurídico, mas informações de domínio público.