Vender móveis nos EUA pode ser mais fácil do que você imagina. Apesar da distância, é possível estabelecer sua operação completa no país: desde o envio das mercadorias até a comercialização dos produtos ao cliente final. Entenda como! 

O e-commerce de móveis nos Estados Unidos vem demonstrando crescimento nos últimos anos e representa oportunidades para os empresários interessados em investir no setor. Se você já atua nesta área no Brasil, pode também explorar as vantagens do país ao tornar sua operação cross-border. 

Neste conteúdo, explicamos as vantagens de empreender no mercado de móveis nos Estados Unidos e como você pode viabilizar sua operação no país. 

O mercado de móveis nos EUA 

A estimativa para 2021 é que os gastos dos consumidores norte-americanos em móveis e roupas de cama chegue a US$119.8 bilhões. Além disso, a venda de móveis e decoração representa 12% do total de vendas geradas no e-commerce nos Estados Unidos. Segundo estimativa realizada em janeiro de 2021, nos 12 meses anteriores, a porcentagem de moradores do país que comprou móveis ou itens domésticos online foi de 18%.

Em relação aos marketplaces de móveis nos EUA, o Wayfair é responsável por grande parte das vendas de móveis e divide espaço com outros varejistas, como: Overstock, Target e Amazon. Conheça o preço médio das transações em cada um deles: 

  • Overstock: US$289.26
  • Wayfair: U$258.27
  • Target: U$118.78
  • Amazon: U$108.34

Como viabilizar minha operação nos Estados Unidos? 

Para começar a vender para os Estados Unidos é preciso, antes de tudo, abrir sua empresa no país. Todo o processo de business formation pode ser feito de maneira remota e a documentação necessária para iniciar o procedimento é muito simples: você precisa apenas de um passaporte válido. 

Saiba quais os primeiros passos para abrir sua empresa: 

  1. Escolha o nome da sua empresa e confira se ele está disponível no estado de sua preferência para o registro do seu negócio. Você pode usar esta ferramenta
  1. Defina a categoria da sua empresa entre LLC e C CORP. Elas são similares aos modelos usados no Brasil, LTDA e S/A, respectivamente, e têm o objetivo de distinguir a pessoa física da jurídica. Entenda a diferença entre as duas.   
  1. Eleja um estado para registrar sua empresa. Muitos empreendedores optam pela Flórida, mas vale entender quais as condições e impostos, que variam de acordo com o estado, e escolher a melhor opção de acordo com o seu negócio. Conheça mais neste link
  1. Contrate um endereço virtual para receber correspondências importantes sobre sua empresa. 
  1. Faça a solicitação do EIN para iniciar sua operação. O Federal Employer Identification Number (EIN) é um número fornecido pelo Departamento de Receita do Governo Federal Americano – IRS (Internal Revenue Service) que permite o registro de todas as transações realizadas pela empresa e garante o pagamento dos impostos. 
  1. Abra uma conta em um banco norte-americano para realizar as transações da sua empresa. Lembrando, que você pode abrir a conta remotamente!

Exportação de móveis para os EUA 

Toda empresa constituída nos Estados Unidos está apta a fazer importação e exportação. Isso significa que a partir do momento que o processo de abertura de empresa é concluído, você pode enviar seus produtos ao país ou mesmo vender para qualquer lugar do mundo. Entenda as condições para exportação:

  • Cargas de até $2.500 não necessitam de desembaraço aduaneiro, ou seja, liberação da mercadoria na alfândega para que possam entrar no país. 
  • Já as cargas acima deste valor, precisam de um agente aduaneiro, responsável pelo desembaraço da sua mercadoria, além de um seguro (customs bond), que pode ser contratado anualmente ou a cada envio de mercadoria. 
  • A tributação varia entre 0 e 37,5% e a média fica na faixa dos 5%. Para checar a taxa exata, acesse este link

Logística para a venda de móveis nos EUA 

Assim que seu produto estiver nos Estados Unidos, ele deve ser encaminhado para o warehouse responsável, onde será armazenado e preparado para envio quando uma compra for realizada. 

Para brasileiros que estão comandando uma operação a distância, uma boa opção é contar com empresas 3PL, ou third-party logistics, responsável por cuidar da sua operação de fulfillment. 

Na prática, sua mercadoria é recebida pela empresa responsável e armazenada no warehouse, ou depósito, organizada, embalada e preparada para envio quando seu cliente realizar um pedido. 

O envio de mercadorias como móveis é feito por transportadoras específicas, algumas delas são AAA Cooper, Averitt Express, Estes Express Lines e Pilot. 

Duas grandes vantagens de terceirizar sua operação são: evitar os gastos de montar seu próprio fulfillment e contar com o apoio de parceiros que estarão nos Estados Unidos cuidando de perto do envio das mercadorias ao cliente final. Para entender melhor sobre fulfillment, acesse gratuitamente nosso e-book “Tudo o que você precisa saber sobre Fulfillment”.

Para entender melhor como abrir sua empresa nos Estados Unidos, marque uma conversa gratuita com um de nossos especialistas.