Em inglês, a palavra fulfillment significa “o cumprimento ou realização de um requisito ou condição”. No caso da logística para o ecommerce, seria o equivalente à “entregar ao cliente o que ele comprou em sua loja”.

Enquanto muitas empresas optam por realizar este processo de forma interna, investindo em estrutura, tecnologia e mão de obra, há uma migração grande para operações logísticas utilizando terceiros, conhecidos como 3PL (Third-party Logistics) ou Operadores Logísticos, em português.

Na Company Combo, por exemplo, atendemos centenas de empresários de fora dos Estados Unidos que buscam uma solução de baixo investimento inicial mas com excelência para atender suas vendas online, ao mesmo tempo atendemos ecommerces locais já estabelecidos no país mas que buscam uma solução de expansão rápida e confiabilidade para liberar tempo e recursos do empreendedor, ajudando-o a acelerar ainda mais seu crescimento.

Um Fulfillment Center é um centro de processamento destes pedidos que conta com um WMS (Warehouse Management System), software responsável por gereniciar todos os aspectos da operação.

O processo de Ecommerce Fulfillment é composto pelas seguintes etapas:

Recebimento de Armazenagem dos Produtos

Quando um produto é entregue no Fulfillment Center ele é verificado, contado e posicionado no estoque físico e lançado no WMS.

Manutenção de Inventário

De forma automática, o WMS irá manter a posição de estoque atualizada em todos seus canais de venda. Ou seja, se você tiver um estoque central e uma venda for realizada na Amazon, o estoque da sua loja no Ebay ou Shopify também será impactado, mantendo todos seus canais de venda com a mesma informação.

Recebimento e Processamento de Pedidos

O WMS estará conectado aos seus canais de venda e receberá de forma automática os pedidos, colocando-os na fila de processamento. Os Fulfillment Centers geralmente possui um horário de corte, como meio-dia, fazendo com que todos os pedidos recebidos até as 12PM sejam processados no mesmo dia, e os que chegarem após este horário sejam processados no próximo dia útil.

Será papel do Fulfillment Center, realizar a coleta dos produtos (picking), a embalagem (packing) e criação das etiquetas das transportadoras (labeling). Uma vez que isto ocorra o WMS irá atualizar seu canal de venda o código de rastreio (Tracking Number) do seu pedido. E tudo isso deve ocorrer de forma 100% automática e com taxa mínima de erro.

Na Company Combo e Shipcombo, por exemplo, todos os itens quando recebidos são inventariados e possuem um código de barras único. Quando uma venda ocorre, este código de barras é lido pelo sistema no momento em que é retirado da prateleira e depois novamente no momento em que é colocado na caixa de envio. Desta forma, a margem de erro é de 0.0005%: um envio errado para cada 2,000 envios. E se há erro, é obrigação do Fulfillment Center resolver o problema sem custos ao cliente ou consumidor.

Integração com Transportadoras

Um Fulfillment Center sempre terá tabelas negociadas com transportadoras como UPS, Fedex e USPS, uma vez que soma o volume e demanda de diferentes ecommerces, reduzindo seu custo de transporte.

O WMS estará conectado com elas e através de regras de automação o lojista poderá determinar quais formas de envio deseja utilizar de acordo com especifidades de produtos ou regiões. Por exemplo, é possível criar regras para que pedidos de baixo valor sejam enviados por um modelo mais barato e que leve mais tempo para ser entregue, enquanto produtos com maior valor agregado sejam remetidos via transportadora mais segura e exigir a assinatura do cliente no momento do recebimento.

Muitos empresários migram para um Fulfillment Center pois passam mais tempo na fila dos correios, do que cuidando do marketing de sua empresa. Os Fulfillment Centers possuem pickup diário dos operadores de logística, ou seja, você nunca mais terá que perder tempo na fila dos correios.

Processamento de Retornos

Também é papel de um Fulfillment Center receber e processar os retornos do seu ecommerce. Este processo também ocorre de forma padronizada e automática.

Sempre que seu cliente solicita um retorno, este processo é criado automaticamente ou manualmente no WMS e quando a remessa chega ao warehouse ela é analisada e colocada novamente no inventário se puder ser vendida novamente, descartada ou armazenada em local separado, a depender das regras estabelecidas.

Para facilicar este processo, na Company Combo e Shipcombo você pode criar um portal automatizado de retorno para seus clientes.

Transparência e Controle

Quando você terceiriza sua logística para um 3PL, ao invés de perder controle da operação, você passa a contar com uma equipe multi-disciplinar olhando para seu dia a dia. E com os sistemas de gestão, como o WMS, você terá uma visão completa da sua operação, mesmo estando longe dela.

Em nosso WMS você consegue controlar toda sua posição e histórico de inventário, pedidos recebidos, envios realizados, caixas utilizadas, custo de frete, retornos e muito mais de forma 100% online e transparente. Além disso, é possível adicionar e modificar pedidos manualmente quando necessário.

Apoio à equipe de atendimento, marketing e expansão

Eventulamente problemas na entrega ocorrerão e você precisará contar com o suporte do fulfillment center para ajudá-lo à entrar um envio perdido, abrir uma reclamação por produtos danificados no transporte ou para ajustar um prazo de entrega.

Ao mesmo tempo, o Fulfillment Center será seu parceiro no momento de expansão, renegociando custos de transporte, embalgem ou permitindo que você cresça sem precisar investir em mais funcionários ou estrutura física.

Bônus: Know-how compartilhado

Um bônus (ou side benefit), de utilizar um 3PL é o volume de know-how que você ganha de uma hora para outra. Na Company Combo e Shipcombo contamos com centenas de operações que vão desde pequenas lingeries até grandes caixas de móveis, passando por produtos religiosos, equipamentos médicos e café. Ou seja, a operação está acostumada à tratar diferentes necessidades para diferentes perfis de empresas e consumidores.

Ao contratar um 3PL você ganha muitos anos de conhecimento jogando à seu favor, reduzindo custos e encurtando caminhos.

Se você busca uma solução logística para tender seu ecommerce nos Estados Unidos, conte com a Company Combo e nossa sub-divisão de fulfillment, Shipcombo, para ajudá-lo nesta expansão. Fale com nossa equipe agora.