Qual é o cenário de vendas online na Europa em 2019?

O que você irá encontrar nesse artigo:

Você já parou para pensar que quando o assunto é o mercado digital, as barreiras são praticamente inexistentes? Hoje você pode fazer compras e vendas online na Europa, nos Estados Unidos e em diversos outros mercados promissores sem sair da sua casa.

Mapa representando vendas online na Europa


Há pouco mais de uma década, se você não encontrasse um produto no Brasil, precisava contar com a boa vontade de algum amigo que estava viajando e que tinha disponibilidade para trazer o produto até a sua casa. Hoje em dia, toda marca que se preze tem presença digital. Isso faz com que seja possível comprar produtos de qualquer continente com facilidade, sem nem mesmo levantar do sofá.

Essa facilidade não se limita apenas à comodidade de se adquirir algo importado. Quem deseja fazer negócios e vender produtos para pessoas que vivem fora do Brasil consegue isso com uma estrutura básica e sem nem precisar pegar um avião.

O acesso a outros mercados é algo excelente para o empreendedor brasileiro, que não precisa se limitar apenas aos consumidores daqui. Como a distância física não é mais barreira, é possível ganhar dinheiro fazendo negócio no exterior.

Aqui no nosso blog, já falamos sobre como os Estados Unidos são um excelente mercado para quem deseja internacionalizar uma operação. Hoje, vamos mostrar como as vendas online na Europa têm muito potencial para empreendedores brasileiros.

Como é o mercado de vendas online na Europa?

A Europa é um continente promissor para quem deseja vender online. Atualmente, ela conta com 741.4 milhões de pessoas, sendo que 85% delas são usuárias ativas da internet, inclusive quando o assunto são as compras pelo computador e smartphone.

Enquanto no Brasil o ecommerce movimenta $15 bilhões anuais, nos EUA este valor é de $500 bilhões e na Europa $650 bilhões.

Uma pesquisa realizada pela Mastercard em 2019 mostrou que um em cada quatro europeus que têm acesso a internet costuma realizar compras online pelo menos uma vez por semana. O mesmo estudo mostrou que 60% dos entrevistados realizam compras online pelo menos uma vez por mês e que 6% compram produtos ou serviços online todos os dias.

Esses hábitos de consumo são responsáveis pelos resultados financeiros positivos de vendas na Europa. De acordo com um estudo realizado pela Ecommerce Foundation, a estimativa é que o continente termine o ano de 2019 com 621 bilhões de euros transacionados em lojas virtuais. Esse é um crescimento de 13,6% comparado com o ano anterior.

Por terem o hábito de realizar compras com mais frequência, os europeus costumam ter bastante segurança para fazer uma transação online.

Bandeira EU

Quanto os europeus gastam online?

Para você ter ideia, os italianos e espanhóis têm o hábito de adquirir um produto assim que gostam dele online, sem precisar fazer muitas pesquisas. Já os franceses, demoram uma média de oito horas entre a primeira pesquisa e o momento de passar o cartão de crédito. Levando essas diferenças de tempo entre os países, a média de tempo gasto comprando um item é baixa: apenas duas horas e vinte minutos.

Mesmo com essa agilidade de compra, a população está disposta a gastar anualmente um valor alto adquirindo produtos online. A região Norte é a que mais investe em vendas online na Europa. Anualmente, a média é de 2.046 euros. Se for para levar em consideração todos os países do continente, a média gira em torno de 1.464 euros.

Em relação à forma de pagamento favorita, a cada 10 europeus, quatro realizam as suas compras online com cartão de crédito, enquanto 35% preferem o cartão de débito. Na sequência fica o Paypal, como terceiro meio de pagamento favorito dos consumidores.

Quais são as regiões que mais consomem vendas online na Europa?

A Europa Ocidental é responsável por 66% das compras no continente.
O Sul da Europa, por 14%,
O Norte da Europa, por 9%,
A região Central do continente, por 6%
O Leste Europeu, por 4%.

Mas afinal de contas, onde esses consumidores estão gastando o dinheiro? 

A Europa conta com uma série de marketplaces locais, que são os destinos favoritos dos consumidores. A lista dos sites preferidos, com os seus faturamentos em bilhões você confere a seguir:

1-  Schwarz,  97 bilhões;

2-  Aldi, 59 bilhões;

3-  Carrefour, 57 bilhões;

4-  Tesco, 56 bilhões;

5-  Edeka, 56 bilhões;

6-  Rewe, 54 bilhões;

7-  Amazon, 45 bilhões;

8-  E.Leclerc, 37 bilhões;

9- Les Mousquetaires, 37 bilhões;

10-  Auchan, 34 bilhões.

Perceba que a Amazon está na lista, ocupando a sétima posição no quesito faturamento. Apesar de não estar nas top três, ela foi o marketplace mais visitado da Europa em 2018. Além disso, as previsões da Veraart Research dizem que a tendência é que a Amazon dobre a sua receita em três ou quatro anos e, eventualmente, ultrapasse a Schwarz como a maior varejista da Europa até 2021.

Esse dado é especialmente interessante para os brasileiros que desejam fazer negócio para o público europeu. A Amazon já é um dos marketplaces mais acessados na região e a tendência é que fique em primeiro em faturamento. Dito isso, ela pode ser o caminho para começar uma operação de vendas online na Europa, que é comandada a distância.

Pessoa fazendo compras online na Europa

Como começar a a fazer vendas online na Europa sem ter uma empresa lá? 

Uma maneira simples de fazer vendas online na Europa é através de uma empresa nos Estados Unidos e utilizando a visibilidade e sistema logístico da Amazon. Ao abrir uma empresa nos EUA, você contará com toda a estrutura que precisa para fazer negócios também no continente europeu. A sua incorporação, área contábil e logística será unificada.

Com uma empresa Americana você pode cadastrar seus produtos no marketplace da Amazon nos Estados Unidos, México e Canadá, além de poder disponibilizá-los nos países europeus em que a Amazon atua, como Inglaterra, França, Itália, Alemanha e Espanha. O marketplace permite também que você utilize os warehouses que possui nestes países para ter seus produtos à pronta entrega e fazer vendas online na Europa! Se preferir enviar os produtos dos EUA para os clientes na Europa, há opções de envio a partir de $12 e entrega em poucos dias.

Caso o seu objetivo seja abrir uma empresa nos Estados Unidos — para realizar vendas tanto nesse país quanto no continente Europeu — conte com Globalfy. Nós te auxiliamos em todo o processo para abrir e gerenciar sua empresa nos EUA.

Compartilhar artigo

Comments are closed.

Explorar
Outros conteúdos
Private label
Annual Report ou Franchise Tax
Pilot with a helicopter in airplane hangar
globalfy_Logo_google_ok2
globalfy_Logo_Endeavor
globalfy_selectusa_logo
globalfy_university-of-central-florida-ucf-vector-logo-2022

Inscreva-se para fazer parte do nosso grupo exclusivo e confira Centro de conteúdoNotíciasTendências de negócios

Assine!

2024 Todos os direitos reservados © Globalfy, LLC


globalfy_ssl-secure

As informações oferecidas neste site não podem ser consideradas aconselhamento jurídico, mas informações de domínio público.