Shopify, como funciona?

O Shopify é uma das plataformas que mais cresceu nos últimos anos e que tem sido escolha de muitos vendedores nos Estados Unidos como plataforma e solução de e-commerce. Algumas vantagens são a relação custo-benefício, interface amigável e 14 dias gratuitos para testar a plataforma.

Uma preocupação muito comum é o comprometimento por tempo indefinido com o Shopify. Esta preocupação vem do medo da empresa crescer muito e o ele deixar de atender suas necessidades. Mas ele é uma ferramenta extremamente completa tanto para pequenas e médias como para grandes empresas. Hoje em dia o Shopify tem 10% do share de participação global entre plataformas de e-commerce, com grandes clientes como a Tesla, Lady Gaga e Budweiser.

Sem dúvida, um dos melhores recursos do Shopify é a possibilidade de integração com outras plataformas, como Amazon, Ebay e TaxJar, integrando o controle de produtos e inventário em um único canal.

Para aqueles que planejam ter uma operação nos Estados Unidos, mas não planejam mudar-se logo ou simplesmente deseja manter uma operação à distância, o Shopify ferramentas simples para gestão de pedidos e vendas para diversas plataformas, inclusive seu Apple Watch.

Amazon e Ebay Americana, através do Shopify

Além de poder gerir todo o seu inventário na mesma plataforma, o Shopify elimina a necessidade de catalogar todos os seus produtos em cada plataforma separadamente. Uma vez que adicione a descrição, fotos e/ou informações sobre o produto no Shopify, o mesmo adicionará-o a sua loja na Amazon ou Ebay. No caso de um produto ter restrição de venda na Amazon, mas não no Ebay e na sua loja, por exemplo, você tem a possibilidade de ter estes produtos em outras lojas sem perder a a integração apenas não listando-o na Amazon.

Pinterest, Facebook e Instagram integrados

Shopify também tem integração com o Facebook, Pinterest – que é muito forte nos Estados Unidos na parte de vendas-  e Instagram, tendo sido um dos primeiros a integrar a compra de fotos diretamente pelo aplicativo do Instagram. A integração com o Facebook permite exportar todo o conteúdo da sua loja virtual para dentro de uma loja no Facebook podendo fazer o check out diretamente deste site; recomendado por nós uma vez que evita retirar o usuário do Facebook. O mesmo pode ser feito Instagram.

A solução de logística nos Estados Unidos da Company Combo integra-se ao Shopify, Magento, Big Commerce e etc, sendo uma solução multiplataforma. Entretanto entre 90 a 95% dos clientes têm optado pelo Shopify pelo seu baixo custo de implementação, por não precisar de manutenção contínua – o Shopify faz isto por você – e tem um gateway de pagamento próprio através do Stripe.

A loja do Shopify oferece vários plug-ins para facilitar e automatizar procedimentos necessários ao tratar de E-commerce. Na parte de business alguns plug-ins essenciais são:

TaxJar, ajuda a calcular e fazer a entrega do Sales Tax;

UPS, para cálculo de frete sem ficar refém da tabela do Shopify

Stripe, mais uma preferencia pessoal quando o Shopify Payments não permite o pagamento pela absência de um Social Security Number e/ou ITIN. A desvantagem do Stripe é que esta não garante o charge back que o Paypal garante caso o cliente retorne falando que a compra não procede ou que o cartão foi clonado.

Vendas no Shopify

Na parte de Marketing existe uma infinidade de plug-ins que vão depender muito do tipo de produto que está vendendo e como planeja fazer a operação. Em nosso vídeo no Youtube (abaixo) explicamos um pouco mais à respeito.

Caso tenham interesse em verificar vídeos da Company Combo sobre o mercado de E-commerce nos Estados Unidos, poderá nos encontrar no Youtube como Company Combo (www.youtube.com/compaycombo) . Os vídeos não têm o objetivo de vender a ideia que o mercado é fácil, mas sim mostrar que existem ferramentas e alternativas. O E-commerce nos Estados Unidos é um mercado de 400 bilhões de dólares; 160 bilhões são apenas da Amazon, porém ainda sobram 240 bilhões para vendedores e empresários do mundo inteiro.